quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Praga(República Theca)

        
    Bom dia meninas, conforme havia mencionado na terça-feira, final de semana passado viajei com maridão e filhota para Praga. Fomos de carro, numa viagenzinha gostosa de 05 horas(Frankfurt- Praga).

     Digo gostosa porque a paisagem é maravilhosa e as estradas daqui são excelentes, com ótimos lugares para comer, banheiros bem limpinhos(isso é muitoooo importante...rsss) e você ainda pode avistar porsches e ferraris passando batidas ao seu lado...kkkkk

     Vou mostrar um pouco dos pontos turísticos mais relevantes dessa linda cidade(são muitos, mas falar dos que mais gostei). Uma observação importante, como a cidade é recheada de história e cultura, contratamos uma guia que falava português. O nome dela é Inês, foi super fofa e simpática. Recomendo muitíssimo!!! Quem quiser o e-mail de contato é praga.tous@gmail.com ( a Inês já morou no Brasil e o português dela é muito bom).


     Vamos ao que interessa...rs


    A República Checa é membro da União Europeia desde de maio-2004, mas a sua moeda oficial é a coroa, CZK. Acredita-se que só entrará para zona de euro depois de 2012. A capital do país é Praga.


     O núcleo antigo de Praga tem mais de 10 séculos de história e chama  atenção dos visitantes pela simbiose única de todos os estilos arquitetônicos, representada pela arquitetura românica e gótica, com casas e palácios renascentistas e bairros barrocos( com um enorme número de palácios e igrejas). Na cidade abundam ruas estreitas, torres medievais e cúpulas de igrejas góticas e barrocas. Já na parte nova a arquitectura é modernista. 


1) CASTELO DE PRAGA


     O Castelo de Praga é uma das construções mais importantes da cidade. Foi fundado no século IX e atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se Catedral de S. Vito, Palácio Real do Castelo de Praga, Torre Dalibor, Convento de São Jorge, Palácio Lobkowicz e o Beco  Dourado.






1.1) Catedral  de S. Vito


     É uma das principais construções da cidade , fundada em 1346 por João Luxemburgo.No interior destaca-se a Capela do São Wenceslao do século XIV, decorada com 1.200 pedras semi-preciosas e com murais originais de temas bíblicos. A capela alberga as jóias da coroa e o túmulo do São Wenceslao.










        1.2) Basílica de São Jorge


       No estilo românico foi construída em 921. Seu exterior foi remodelado  no começo da época barroca, embora sua surpreendente cor avermelhada é o mesmo que apresentava originalmente no século X. 












1.3) Beco Dourado


     Rua curta e estreita, uma das mais pitorescas de Praga. É outro ponto do castelo que merece ser visitado. Nesta rua estavam localizadas as casas dos artesãos e militares que guardavam o castelo. As casas da rua foram construídas no século 16. Localizavam-se no interiior do castelo onde residiam 24 guardas de Rodolfo II. Um século depois, os ourives mudaram-se para as casas e modificaram os edifícios. 
















2) Relógio Astronômico


   Desde 1410 o Relógio Astronômico registra com precisão a hora certa na cidade. A cada hora a caveirinha magricela puxa a corda e bustos dos Apóstolos desfilam no alto da torre. Contrariamente ao que muitos podem pensar este relógio foi pensado não para informar as horas , mas sim para imitar as supostas órbitas do Sol e da Lua em redor da Terra. Subimos na torre do relógio, e vale muito a pena pois a vista é linda(vc visualiza Praga em outro ângulo).
















3) Ponte Carlos








     A Ponte Carlos (em tcheco Karlův most) é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Tcheca.
     Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV. Naquela época  ela a única forma de atravessar o rio e por isso a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.



4) PRAÇA SÃO VESCESLAU







       Praça Venceslau é um lugar emblemático. Endereço catalisador na capital da República Tcheca, é uma espécie de palco onde tudo acontece.  Só para mencionar dois – a Primavera de Praga (protestos contra o regime comunista, em 1968) e a Revolução de Veludo, em 1989 (novamente protestos contra o comunismo, que desta vez derrubaram o regime).
    A Praça Venceslau, na verdade, mal é uma praça. Ela só tem essa característica em uma de suas pontas, a mais próxima do Museu Nacional, onde está a estátua de São Venceslau. Porém, a praça (que não é praça...rsss) se estende por quase um quilômetro, chegando à beira da Cidade Velha, na rua Na Prikope. 




    Espero que tenham gostado!!! Quem por acaso estiver indo para Praga e precisar de alguma dica estou a disposição. Bjjj Ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário